17/04/2014

Como encontrar algo bom em brechó?


via Byline

Um manual para se aventurar em brechós e 5 dicas para garimpar

por Gregory Martins

Como comprar roupa masculina em brechó

Os brechó voltaram com grande força no início dos anos 2000 graças ao número realmente grande de pessoas que passaram não só a consumir produtos de segunda mão, como também cultuar as histórias de peças clássicas com aquele ar vintage tão difícil de se achar. Mas, 14 anos depois, muitas araras foram esvaziadas e acaba sendo difícil encontrar algo bom a um preço regular. Portanto, aqui vão algumas dicas para quem quer começar a garimpar:

Vá com tempo

Essa ideia de "dar uma passadinha no brechó" é furada. Para encontrar uma peça bacana o melhor é ir com tempo e olhar tudo disponível, perguntar e, principalmente, conferir a qualidade daquilo que você está comprando.

Conheça o tipo de brechó que você está indo

Existem 3 tipos de brechó que classifico mentalmente, ou seja, não é nenhuma norma técnica. O tipo 1 é o brechó à la quermesse que compra roupa de todo tipo e vende tudo barato, é o "brechó-raiz". O tipo 2 é o "brechó-modinha", o tipo de lugar que surgiu no início dos anos 2000 para abocanhar consumidores de vintage, mas que só vende camisa havaiana e outros artigos mais parecidos com fantasia de carnaval do que roupa de verdade. E o tipo 3 é o "brechó-de-luxo" onde existe uma curadoria, você encontra peças de grandes marcas e os preços são compatíveis com a qualidade.

Saiba o que você está procurando

É importante sair de casa com uma ideia na cabeça. O que você quer comprar? Blazer, calça, sapato, acessórios…? De que tipo? Ter mais ou menos uma ideia formada facilita a encontrar a peça certa.

Tenha visão

Nem sempre uma boa peça está em perfeitas condições, então cabe a você saber se é possível consertar ou não e quanto vai custar este restauro. Há alguns meses comprei um blazer estilo militar bem velho, mas em ótimo estado. O problema foi o forro que estava abrindo em alguns pontos, mas isso foi contornável já que paguei 10 reais no blazer e 15 na mão de obra para trocar o forro.

Mande para a lavanderia

Sempre depois de comprar algo em brechó eu prefiro mandar a peça para a primeira lavagem na lavanderia. Em primeiro lugar porque lá eles também já reparam algum possível pequeno dano na peça e você paga tudo junto no final. Em segundo lugar para higienizar, afinal não sei de onde exatamente veio a peça. E terceiro para pegar algumas dicas com o pessoal de lá sobre como lavar a peça corretamente em casa se for de algum material específico como veludo ou couro, afinal tem que se ter em mente que a peça já tem lá seus anos de existência.

Tenha paciência

Garimpar não é fácil, mas pode render ótimos frutos! É barato e ecologicamente positivo. Experimente.

Peças fáceis de se achar em brechó e alguns cuidados na hora de comprar:

- Blazers

Olhe sempre as costuras, em especial nos punhos e nos ombros onde é mais frequente o desgaste.

- Calças

Não tem muito erro. Confira os bolsos e, claro, experimente antes de comprar ou verifique as regras de troca.

- Camisas

Confira as casas (buracos por onde passam os botões). Veja também se os punhos e colarinho estão em bom estado.

- Sapatos

Dê uma atenção especial à sola e só compre se estiver em perfeito estado e sem qualquer chance de abrir em breve. A conservação do interior do sapato também é bem importante. Normalmente é difícil de se encontrar bons sapatos em brechó, mas não impossível.

- Bolsas e mochilas

O forro é sempre um problema, assim como a costura das alças. Dê uma boa olhada antes de comprar.

- Jaquetas

Jaquetas jeans e bomber são ótimas peças para se comprar em brechó. Vale conferir o forro, experimentar e verificar se há desgastes na altura dos cotovelos, manchas ou problema com os botões ou zíper.

Gregory Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário