via Byline
Surfwear não precisa estar na moda pra gente usar. A moda do homem brasileiro, mais casual, descomplicada e colorida, vira e mexe mostra referências ao universo surfista. Mas onde começou essa história?
Na moda masculina, a transição no começo do século 20 da moda sisuda constituída por peças de alfaiataria, para a moda casual, confortável, foi feita principalmente através do sportswear. Conforme a vida ao ar livre e o esporte se tornavam mais importantes para o dia-a-dia, lá pelos anos 1920, trajes inspirados nos usados em tênis e golfe, populares na época, começaram a passar para os momentos de lazer do homem e não só para momentos esportivos. Hoje, muito das roupas casuais masculinas devem à incursão da moda esportiva no vestuário do dia-a-dia.
O surf é um dos esportes que influenciou a forma do homem contemporâneo se vestir. Popularizado nos Estados Unidos a partir dos anos 1950 e 1960, e no Brasil nos anos 1970, as primeiras marcas de surfwear foram criadas por surfistas, como a Hang Ten (nos anos 1950), as australianas Rip Curl, Billabong e Quiksilver (anos 1970) e, no Brasil, Mormaii e Hang Loose. A norte-americana Ocean Pacific – conhecida como OP – também ficou famosa por aqui. Quem viveu os anos 1980 se lembra bem dela!
Embora o surf no Brasil existisse já nos anos 1960 e 1970, foi nos anos 1980 que ele conquistou jovens do país inteiro, quando surgiram marcas de surfwear e os grandes campeonatos. Os saudosos dos anos 1970 dirão que foi quando o surf brasileiro "perdeu a inocência" – antes era mais uma filosofia que um estilo de consumo: vale conferir o primeiro documentário do gênero produzido no Brasil, Terral(1975), de Klaus Mitteldorf. O surf "fenômeno midiático e de comportamento", segundo Paulo Lima, editor da revista Trip nessa entrevista ao GNT, estendeu o lifestyle para até quem nunca tinha pisado numa prancha antes nem morava perto do mar.
Hoje, o look total surfista ficou para trás. As marcas australianas, como a Billabong, saíram do hype e enfrentam diversos problemas financeiros, e passaram a investir num público mais fechado, os que realmente surfam. No entanto, no Brasil, o surf continua a influenciar o look masculino de final de semana.
Bermudas com bolsos laterais (criados originalmente para armazenar parafina), de náilon ou não, estampadas ou não, são produzidas desde marcas de luxo até as mais populares, assim como camisetas com estampas localizadas "tropicais". Se casualidade é seu estilo, é bem provável que você tenha alguns exemplares meio surfistas no armário – tendo, ou não, vivido os anos 1980.
Nenhum comentário:
Postar um comentário