12/08/2014

A moda está perdendo os gêneros


via Byline




A moda é uma evolução dos tempos e dos costumes. As tendências sempre seguem novos paradigmas sociais. Nada é criado por acaso. E diante disso tudo, parece que os gêneros (masculino e feminino) estão ganhando outro status no mundo fashion.

A moda está perdendo os gêneros. A cada novo desfile ou nova coleção - As peças masculinas e femininas se misturam. As tendências são cada vez mais unissex. As mulheres usam cada vez mais roupas do guarda-roupa masculino. Já os homens estão perdendo cada vez mais o medo do feminino em estampas que remetem ao universo da mulher ou em acessórios, detalhes, peças que antes eram exclusividade delas.



Mas calma aí. Antes que você comece a julgar essa postagem. Pare um pouco e reflita: Cada vez mais os homens usam estampas florais. O animal print ganhou lugar no nosso guarda-roupa. A legging ganhou espaço nos looks esportivos. A bolsa ganha cada vez mais adeptos. Cada vez mais usamos acessórios. Nos preocupamos com a pele e o cabelo, compramos produtos, vamos aos salões de beleza... Alguns homens compram e usam calças jeans femininas. Usar rosa não é mais coisa de mulherzinha.

A moda está seguindo a mudança social dos gêneros... A Givenchy em seu último desfile masculino (primavera/verão 2015) colocou mulheres na passarela; assim como a estilista italiana Miuccia Prada e o brasileiro João Pimenta em suas coleções masculinas para o verão. Ou a grife Dries Van Noten que se inspirou no balé para criar a sua última coleção; Ou nas saias por cima de calças das coleções de Rick Owens, Raf Simons e Herchcovitch...


Givenchy - verão 2015

Loewe SS15

Dries Van Noten Menswear Spring Summer 2015 Paris


Vasilis Mihas for Armor
Raf Simons Menswear SS14
Vivienne Westwood SS15

João Pimenta - verão2015

Alexandre Herchcovitch - verão 2015

Versace - inverno 2014



"Na moda, a androginia, até então uma de suas características mais revolucionárias, se naturalizou ao ponto de não ser mais percebida. Tampouco relevante. Natural, então, o eco nas semanas de moda. Tradicionalmente separadas em coleções masculinas e femininas, agora já misturam looks para eles e para elas". (Revista Harper's Bazaar Brasil de agosto - matéria 'Trans, is the new black' de Sarah Kern)


Talvez seja a hora de você pensar um pouco 'fora da caixinha'. Não tô dizendo para você se travestir. Não seja tão radical ou preconceituoso. Mas sim para você não tachar tanto as coisas mais como exclusivamente femininas ou masculinas. 

Você lembra de Kanye West com uma blusa feminina em um show, lá em 2011? Naquele momento ele não foi tachado de gay e nem a camisa foi vista como feminina. 

Kanye West - Céline (2011)

Quer outro exemplo? A Farm (marca feminina) lançou recentemente pequenas coleções em parceria com a Adidas. Peças que ganharam o gosto masculino e muitos homens, usaram-nas sem problemas. Vai dizer que esse moletom abaixo não pode ser usado por um homem?

Farm em parceria com a Adidas



"Fato é que já não importa mais para quem as peças foram feitas, importa mesmo quem quer usá-las!" (Revista Harper's Bazaar Brasil de agosto - matéria 'Trans, is the new black' de Sarah Kern)



Os gêneros estão perdendo cada vez mais espaço na moda... Seja um homem mais aberto ao novo e menos preconceituoso. A masculinidade está mais atrelada a sua atitude do que a uma peça de roupa. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário