17/03/2014

Moda hippie para hippies


via Byline

Na busca aos primórdios da ancestralidade e ao místico

por Diogo Rufino Machado

Moda hippie

O termo hippie, originado do sentimento de liberdade, apareceu com grande expressão na década de 60 quando ocorreu a chamada Revolução Hippie. Com Woodstock surgiu um novo modo de viver, uma nova filosofia, novos pensamentos e uma nova forma de se vestir.

No Brasil, a Tropicalia foi um movimento de contracultura que também se pautou na liberdade e no Movimento Hippie, cujo desenrolar também trouxe desenvoltura para produção cultural, transformando as vestes em algo pautado em mais liberdade, mais conforto e mais conexão com as velhas e antigas tradições de vestes ancestrais.

As vestimentas e a moda foram adequadas fielmente ao espírito do viajante e ao sentimento do mochileiro sem destino. A moda torna-se alternativa e a busca passa a ser pelo conforto em harmonia com a natureza. Assim, surgiram roupas idealizadas que quebraram alguns padrões, buscando materiais mais ecológicos, confortáveis e com mais personalidade.

Cobra Coral moda hippie

Cobra Coral - Divulgação

Passadas algumas décadas a filosofia cultuada pelos primeiros hippies de viver em harmonia com a natureza, de paz e amor se mantém em alguns guetos. Os adeptos a esse estilo de vida ainda mantêm características próprias, entre elas seu modo de se vestir. Geralmente as pessoas que aderem a esse estilo de vida são mais despojadas. Prevalecem roupas largas, tecidos leves e coloridos, peças artesanais, muito couro, o tye die também é constante assim como pedrarias, símbolos de psicodelia, paz e amor.

Cobra Coral moda hippie

Cobra Coral - Divulgação

Cobra Coral moda hippie

Cobra Coral - Divulgação

Cobra Coral moda hippie

Cobra Coral - Divulgação

No mercado nacional não é nada fácil encontrar peças de vestuário que permitam se vestir mantendo um estilo característico e verdadeiro desse tipo cultural. Para quem é adepto desse estilo, dessa filosofia de vida, para pessoas que curtem festivais têm dificuldade em encontrar roupas de qualidade, bem como acessórios estilosos. Apresentaremos três marcas para atingir o visual desejadoNaturart Raiz Ancestral, Cobra Coral e Anauá Eco Art são três marcas que vendem produtos artesanais, de qualidade, muito estilosos e diferentes dos que vemos todos os dias em lojas de Shopping Center.

Antes de tudo, eu quero deixar claro que esse não é o meu estilo, mas que fiquei encantado com o trabalho desenvolvido por esses artesãos quando fui a um festival (AHO). Como se trata de trabalho manual, pautado em detalhes, cada peça se torna uma verdadeira obra de arte, as peças não são vistas todos os dias, não é qualquer um que tem estilo e personalidade para usá-las porque não é o que está na moda, o que as passarelas estão trazendo como tendência, não é o que o fast fashion traz nem o que a novela das oito irá apresentar e ditar como moda.

Há grande variedade de peças - da cartucheira à viseira, do colete de couro à calça indiana, das pulseiras aos alargadores etc. – a oferta é grande. Os produtos à base de couro (coletes, cartucheiras e pulseiras) são realmente couro. Não há materiais sintéticos. São encontradas várias opções de cores, tipos de couro (couros de animais diferentes) e formas das peças. Há também bastante pedraria, o que encarece um pouco o produto, mas não que não compense o custo-benefício, pois é perfeito o visual atingido e são peças que duram por muito tempo ao contrário da moda de consumo atual que é descartável.

Cobra Coral moda hippie

Cobra Coral - Divulgação

A loja Cobra Coral possui boas peças masculinas. Já a Naturart Raiz Ancestral possui coleções completas dedicadas ao público masculino, além de um blog onde todo o trabalho realizado é explicado. A Koleção (sic) Masculina Naturart possui praticamente tudo em vestimenta masculina, tudo com muita qualidade e estilo. Em contato com a gestora da Naturart (Nana), ela nos explicou que a moda desenvolvida por eles é um movimento de arte que idealiza vestes, registrando energias, captando essências, remetendo-se de forma astral ao mundo através da Moda e da Arte.

Naturart moda hippie

Naturart - Divulgação

Naturart moda hippie

Naturart - Divulgação

Naturart moda hippie

Naturart - Divulgação

Logo, não é uma moda hippie apenas, mas também uma moda voltada ao místico, à natureza, aos valores humanos, à essência e aos primórdios. Havendo toda uma história por trás de cada peça.

Mesmo para quem não se identifica com esse estilo, vale a pena conhecer as peças. É tudo muito lindo e desmitifica aquela impressão que temos que para ser hippie basta ser desleixado e usar tudo largado, sem qualquer preocupação com o visual.

Conheça mais…

Cobra Coral: https://www.facebook.com/cobracorall?fref=ts

Naturart Raiz Ancestral: https://www.facebook.com/naturarts

Anauá Eco Art: https://www.facebook.com/anaua.ecoarte



Nenhum comentário:

Postar um comentário