31/05/2014

Monochromatic para eles


via Byline


Certas coisas acontecem em nossas vidas e servem de referência para muitas indagações futuras. Quando eu era mais jovem, uma vez ouvi falar que não era legal utilizar peças de roupa com a mesma tonalidade, eu passaria a imagem de ser um menino engomadinho e preguiçoso. Então, pensei. Quanto mais forte fosse o contraste entre uma peça e outra, melhor vestido eu estaria? [que bobagem]. Atualmente vejo como às novas tendências estão quebrando velhos paradigmas, que antes eram, praticamente, considerados pecados mortais. O homem contemporâneo está mais interessado em relação a dicas relevantes e embasadas de como se vestir melhor. Muitos só querem aliar tais dicas ao seu estilo de vida, sem se preocupar muito com a opinião de outras pessoas. Do ponto de vista publicitário eu sempre parti da ideia de que "menos é mais", interessante como essa teoria pode ser aplicada também na moda. 


Monocromia e monotonia são palavras que podem rimar, mas não precisam, necessariamente, serem destacadas com significados semelhantes. Para se sair bem vestindo dos pés a cabeça de uma só cor é preciso que se combine as peças com sabedoria e parcimônia. O branco é sempre um clássico e permite uma vasta combinação de peças, de materiais e cortes diferentes. Você pode mesclar um blaser de textura mais opaca e um uma blusa com um tecido mais brilhante, por exemplo. O resultado, muitas vezes, é surpreendente (1). Nem todo look monocromático é em formato All Type, digamos assim. Uma boa dica é variar as tonalidades, a fim de se criar um efeito combinado interessante e inusitado, principalmente quando existe uma grande quantidade de sobreposição de peças (2). Já que podemos mesclar tonalidades de uma mesma cor, por que não deixar uma tonalidade em evidência e apenas criar um pequeno contraste com outra cor? Para usar monocromia não é obrigatório que todas as peças que você vista estejam impecavelmente com a mesma cor fonte. Nesse caso, a primeira peça interna é branca e, mesmo assim, não quebra o intuito das outras.  Essa é uma das grandes permissões que o monocromático dá, claro que, utilizando de alguma cor que entre em harmonia com toda a composição (3).

Veja alguns exemplos que podem servir de inspiração:



Looks monocromáticos não são sinônimo de desleixo ou preguiça, e sim estilo. Se bem explorados, podem compor visuais para qualquer ocasião do dia ou noite com charme e elegância. Produções desse tipo dispensam planejamentos mais elaborados de cores e peças, e seguem como apostas válidas no que diz respeito à praticidade na hora de compor o visual.




Nenhum comentário:

Postar um comentário