19/04/2014

Entenda as semanas de moda brasileiras


via Byline


As semanas de moda brasileira enchem os olhos de muitos, até mesmo daqueles que não sabem nada de moda mas tá ligado que ali é apresentado o que teremos de novidade para as próximas estações. A São Paulo Fashion Week e Fashion Rio são as duas principais semanas de moda do Brasil, mas também rolam outras como Dragão Fashion, Minas Trends e Casa de Criadores.

Todas as semanas de moda têm os mesmos objetivos mas vamos focar nas duas principais que são a paulistana e a carioca.

As semanas de moda brasileiras enchem os olhos de muitos, até mesmo daqueles que não sabem nada do assunto, mas estão cientes de que ali é apresentado o que teremos de novidades para as próximas estações. A São Paulo Fashion Week e Fashion Rio são as duas principais semanas de moda do Brasil, contudo, também rolam outras como Dragão Fashion, Minas Trends e Casa de Criadores.

Todas as semanas de moda têm os mesmos objetivos, mas vamos focar nas duas principais que são a paulistana e a carioca.

O maior objetivo das semanas de moda, não somente as brasileiras, mas também as internacionais, é movimentar o mercado da moda, apresentando para os compradores o que os estilistas têm para a próxima estação. Por isso, acontece com certa antecedência, para que os negócios possam ser feitos.

Outro fator importante, que é apresentado nas Fashion's Week's, são as tendências, que também são muito valiosas para a indústria, que fica sabendo o que está por dentro e fora da temporada.

Antes de ser gigante, a Semana de Moda de São Paulo recebia 300 convidados por desfile e seu nome era Morumbi Fashion Brasil. Foi criada na época em que o Governo Collor abriu as exportações pro Brasil e as marcas brasileiras já não eram tão destaques, em 1996 - tipo o que aconteceu recentemente com os grandes magazines brasileiras e a Forever 21.

Antes mais comercial do que conceitual - clique aqui e saiba a diferença entre as duas - apresentava desfiles com roupas e produções prontas para serem usadas no dia-a-dia, porém já tinha quem sempre ousou e ousa até hoje como o estilista Lino Villaventura. Mais inspirados nas semanas de moda internacionais, começaram a trazer toques mais fashions para chamar atenção e dar uma glamourizada. Olha a diferença do desfile de 2000 e compare com os atuais.


Se você conferiu a matéria que indicamos a pouco, irá entender porquê há muita coisa que será descartada por não ser usável por uma pessoa comum, mas, com certeza, teve seu papel na passarela, trazendo alguma informação sobre uma tendência, inspiração ou personalidade do estilista. 

Essa mensagem só é captada por profissionais da moda, que por sua vez passa isso pra frente em seus sites, blogs e outros veículos - não se esquecendo das indústrias, também. Por isso, as semanas de moda do Brasil são fechadas apenas aos profissionais da área que fazem essa tradução e transmissão. Não é por um luxo ou por quererem fazer exceção de pessoas. 

Agora você tem a resposta de vários 'porquês' da moda. Tanto por serem fechados, talvez estranhos e cobiçados por muitos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário