Enquanto o loungewear se concentra numa indumentária para ficar dentro de casa que seja socialmente aceitável – algumas peças, inclusive, sendo aptas ao uso externo – o comfywear masculino engloba roupas confortáveis para ambiente urbano.
O que é o comfywear masculino
Talvez a grande diferença entre os dois estilos é que o comfywear mistura a roupa casual corriqueira, como um jeans, com outras que deixam escancarado seu caráter aconchegante, como um tricô ou uma camisa de flanela.
Muitas pessoas tratam os dois estilos como um só, como se existisse um comfywear para usar em casa e outro para sair na rua, mas eu prefiro separar em dois tipos distintos, mesmo que algumas peças se repitam em ambos.
Principais características do comfywear masculino
Com peças que podem ser quentes e confortáveis no inverno ou leves e frescas no verão, o comfywear dá ao olhar a sensação de peças com um toque agradável e termicamente confortáveis.
Tecidos
A lã é o carro chefe do comfywear, não tem nada mais aconchegante do que uma blusa de tricô, não é? Ok, pode ser um tricô de algodão também, mas não é a mesma coisa.
Veludo também traz essa sensação, seja o cotelê ou o comum, tanto quanto o moletom, sobretudo aquele flanelado por dentro, que só de olhar já dá para saber que é bem macio e agradável de vestir.
Também podemos considerar aquela sarja bem leve das calças chino, principalmente quando combinada com alguma fibra elástica que facilita os movimentos e não aperta.
A flanela é outro tecido "comfy", o toque, o calor, e até seu visual felpudo contribuem para a identificação desse estilo de vestir voltado para o aconchego.
Caimento
O slim fit ainda é o melhor caimento para essas peças, embora itens com o shape mais solto possam entrar no look, basta saber coordenar de maneira equilibrada. O skinny tira um pouco da cara de roupa confortável, aconselho a reservar o corte justo para jeans apenas.
Cores mais comuns
Como o estilo das peças é variado, não há uma paleta de cores identificável, você pode ter uma blusa neutra ou de cor forte, mas ambas agradáveis de vestir e que passam muito be essa sensação a quem está observando.
Principais peças do comfywear masculino
Dificilmente você vai encontrar uma linha dedicada ao comfywear em qualquer loja ou marca, pois se trata mais de um conceito do que um estilo definido, ou seja, se você quer algo assim, basta pegar as peças certas, como as sugeridas abaixo, e combiná-las de uma maneira equilibrada.
Principais itens para montar seu look comfy:
Cachecóis;
Cardigans e blusas de tricô;
Blazers, calças, jaquetas e sweaters de moletom;
Henleys
Bermudas de moletom;
Casacos de lã rústica;
Anoraks;
Camisas de flanela;
Toucas e boinas;
Chinos de tecido leve com elastano;
Jaquetas e casacos com pele (gola e/ou forro);
Tênis tipo New Balance (clássico com acolchoamento);
Camisas de linho;
Camisetas básicas de algodão;
Meias grossas;
Sweaters tipo canguru (bolso frontal e capuz).
Por que vale a pena investir no comfywear masculino?
Um comfywear bem montado investe no conforto e no estilo para montar um look elegante e que passa um ar aconchegante. Os itens nem sempre são caros e a maioria é bem versátil, podendo ser usados em um ambiente de trabalho liberal, no passeio ou mesmo em casa, ao contrário do loungewear que é reservado para o uso dentro de sua residência.
Quem gosta de roupas com toque suave, muitas delas próprias para o inverno e algumas ideais para o verão, que não apertam ou restringem movimentos e que exibem um visual bem despojado e relaxado, mas não deselegante, podem optar por esse recurso sem problemas, desde que respeitem os momentos em que dress codes mais formais são exigidos.
Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
Nenhum comentário:
Postar um comentário