No caminho oposto das tendências, marca busca no artesanal e nas experiências para construir peças fantásticas
por Gregory Martins
Jona (capa) é o homem por trás da InAisce, marca baseada em Nova York. Suas criações chamaram a atenção desde a apresentação da coleção de 2010 e hoje a marca atua como uma das mais instigantes e vanguardistas dentro da nova geração da moda.
InAisce é o resultado das viagens do estilista americano entre a Itália, Indonésia, Taiwan e Japão - grande paixão de Jona. Mas não uma viagem pelos pontos turísticos com direito a grandes hotéis e ótimos restaurantes. Não. Uma viagem pelos hábitos, pela herança cultural e pela mais crua realidade destas experiências mescladas a figura de um nômade, um andarilho. O resultado é uma estética impactante daquelas que temos vontade de olhar peça a peça, ver onde começa e termina uma costura, qual é a camada que se sobrepõe e, principalmente, de onde surge tudo isso.
Coleção de verão 2013 (Divulgação)
Foi o Fashionology que descreveu a grife como "uma aliança entre o caos e a geometria". As peças possuem um caráter arquitetônico, linhas precisas e costuras minuciosas que dão o volume necessário à peça. Mas também há o elemento orgânico - não só nos tecidos usados, como algodão e linho -, mas na estética global, algo quase líquido que parece escorrer dos fios soltos e das arestas visíveis. Uma espécie de mistura celeste de Gareth Pugh com Yohji Yamamoto.
Coleção de inverno 2013 (Divulgação)
A InAisce instigam a uma pensamento que foge às tendências do mercado e, inclusive, se mostra distante da praticidade tão conhecida da moda americana. Jona trabalha artesanalmente e o nível de detalhes com relação a volume, estrutura e até mesmo material é detalhadamente expressa nas peças.
Sem dúvida uma marca bacana para conhecer e acompanhar.
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