29/10/2023

Por que os cabelos grisalhos aparecem?

Por que os cabelos grisalhos aparecem?

Por que os cabelos grisalhos aparecem?

Você sabia que a melanina, a mesma substância responsável pelo bronzeado, desempenha um papel fundamental no aparecimento dos cabelos grisalhos?

Cabelo humano sob o microscópio
GIOVANNI CANCEMI/SHUTTERSTOCK

Em muitas ocasiões, costumamos relacionar o cabelo com um símbolo de beleza, vitalidade ou sensualidade. No entanto, com o passar dos anos, todas as pessoas enfrentam um fenómeno que, embora para alguns seja insignificante e passe despercebido, para outros é uma verdadeira preocupação: o aparecimento dos cabelos grisalhos. Essas mechas esbranquiçadas que se destacam e se destacam, acima de tudo, entre os cabelos de tons escuros, representam um sinal de que o tempo não pára.

Mas você já se perguntou por que eles aparecem ou quais são os processos que ocorrem em seu corpo para que o cabelo gradualmente saia tingido automaticamente? E é que, além de ser um simples lembrete de envelhecimento, o aparecimento de cabelos grisalhos é todo um fenômeno biológico que envolve a anatomia capilar e, mais especificamente, uma substância protagonista nas cores humanas: a lamelanina.

A ANATOMIA CAPILAR

Na verdade, o cabelo é uma parte do nosso corpo muito mais complexa do que poderia parecer a olho nu. Apenas o seu nascimento, a partir de pequenas estruturas quase invisíveis chamadas folículos, é um processo curioso: estas pequenas áreas foliculares agem como pequenas fábricas de cabelo que agem de forma constante. Para realizar esta tarefa, os folículos são regidos por uma série de células especializadas que geram novos cabelos, dividindo-se, à medida que os já criados crescem.

Folículo piloso
SHUTTERSTOCK

Extrato de epiderme com folículo piloso

É o que se encontra abaixo do conhecido coloquialmente como a raiz do cabelo, na parte mais externa da pele, a epiderme. Identifica-se com a parte viva do cabelo pois, o cabelo que vemos na superfície é apenas uma estrutura inerte, além de ser a estrutura encarregada de colori-lo. Esse trabalho específico é feito por uma substância, conhecida como melanina, muito famosa por ser responsável por colorir a nossa pele durante os meses de verão devido ao bronzeado, bem como por determinar as diferentes tonalidades nos olhos.

O PAPEL DA MELANINA

Assim como no resto do corpo, a melanina é responsável por colorir o cabelo de tonalidades escuras: quanto mais grânulos de melanina as novas células de cabelo contiveram, mais escura será a tonalidade do cabelo. É um pigmento que é produzido em células especializadas conhecidas como melanócitos, que, no caso do cabelo, são encontrados na base dos folículos capilares. Esta localização permite que, à medida que os melanócitos sintetizam a melanina, ela seja transferida para as novas células de cabelo.

No entanto, pode acontecer que, devido a diferentes causas, os melanócitos diminuam o nível de atividade e diminuam o rendimento na produção de melanina ou até mesmo que acabem morrendo com o tempo. Diante desta falta de pigmento, o cabelo que não se impregna de melanina cresce sem tonalidade, tornando-se claro e dando origem a mechas de cabelo branco conhecidos como cabelos brancos.

Nankin, China

Por que ficamos castanhos?

CAUSAS PRINCIPAIS

Para a maioria das pessoas, o aparecimento de cabelos grisalhos não é um processo que ocorre abruptamente, mas você está aparecendo progressivamente à medida que os melanócitos cessam sua atividade. As causas podem ser muitas e, em qualquer caso, dependerão das condições de cada pessoa e só poderão ser confirmadas por um especialista na matéria. Para uma grande percentagem da população, o aparecimento de cabelos grisalhos virá condicionado pela idade e pelo envelhecimento: é normal que os melanócitos se tornem menos ativos com o passar dos anos e percam a sua capacidade de fazer melanina. No entanto, isso dependerá em grande parte da genética de cada pessoa.

Além disso, certos comportamentos e episódios da vida de cada pessoa também podem influenciar ativamente o aparecimento de cabelos grisalhos. Assim, o estresse pode ter um impacto significativo neste caso porque, embora não esteja diretamente relacionado com a pigmentação do cabelo, acredita-se que possa envolver a liberação de certos produtos químicos e hormônios que dificultariam o trabalho dos melanócitos. Por outro lado, a falta de certos nutrientes, como vitamina B12, ferro ou zinco, também pode contribuir para o aparecimento de cabelos grisalhos prematuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário