23/03/2017

Terno: o que você precisa saber antes de comprar o seu


Cotidiano Masculino – Guilherme Marques
23 de mar de 2017 18:19

Quando o tema é "roupa social" sempre surgem dúvidas. Qual a diferença entre terno, paletó e blazer? Qual o melhor caimento? Com qual calça e sapato combinar?

Muitos homens utilizam este traje no dia a dia como uniforme de trabalho e outros que escolhem o terno para uma ocasião mais especial, como um casamento ou formatura.

Enfim … chega de conversa e vamos a o que realmente interessa! Abaixo separei para vocês as principais dúvidas e seus devidos esclarecimentos 🙂


Terno

É o mais tradicional. Ele é composto por três peças (colete, paletó e calça) do mesmo material. Seu corte estruturado deixa o look mais elegante, permitindo o caimento perfeito no corpo, uma vez que ele seja cortado.

O colete é indispensável no alinhamento do terno. Devido a sua proporção, ele estrutura o corpo do usuário e é indicado para quem está acima do peso.


Modelos

Atualmente, encontram-se diversos modelos de ternos no mercado. Um deles é o terno com corte italiano, que possui cintura fina e a calça bem certinha, presa ao corpo, tornando-se altamente recomendado para quem possui a silhueta mais fina.

Existe também o terno com corte inglês. Este transmite mais sobriedade e possui bolsos com abas, um estilo mais conservador, adequado para qualquer tipo de corpo.

E, por fim, possuímos o estilo tradicional, mais conhecido como '' modelo americano ''. Ele é mais reto e não favorece o corpo nem a silhueta, e possui um detalhe de fenda, sendo levemente cinturado.


Paletó

Nada mais é que o casaco do terno. Porém, nunca utilize o paletó aliado à calça jeans. Ele possui uma modelagem mais séria, e não permite mescla com peças casuais.

O paletó deve ter o comprimento certo, que é na altura da sua palma da mão fechada, com o braço esticado. Suas mangas devem deixar à mostra, aproximadamente, 1,5 centímetro dos punhos da camisa. Não havendo esta escala, o melhor a fazer é ajustar ou experimentar outra numeração.


Calça

A calça deve estar posicionada na cintura, somente na cintura. Sua largura ideal é aquela onde cabe um dedo entre a calça e o corpo, devendo ter uma proporção adequada e confortável.

Preste atenção também em relação ao comprimento. Jamais deixe a calça sobrando em cima do sapato ou algo semelhante. Ela deve ter o comprimento certo, que atualmente é mais curto, para proporcionar a aparência mais alta e longilínea.


Costume

É simplesmente o terno sem colete, sendo um dos looks mais utilizados no cotidiano.


Caimento

O caimento é algo primordial quando vestimos um terno ou costume, sendo que o mesmo deve estar altamente ajustado às medidas do corpo. A dissimetria com o comprimento errado, mangas muito longas e calças mais folgadas, irão acabar com a composição do look.


Blazer

É uma peça feita de diversos materiais e cortes, sendo eles secos ou oversized; o "queridinho" das ocasiões casuais. É super versátil, pois vai do cinema no final de semana à rotina no escritório. Com uma simples camiseta e calça jeans, temos uma ótima combinação despojada.


Sapato & Meias

Os sapatos são os mais fáceis de serem utilizados, pois possuem regras bem claras: terno preto, sapato preto; terno marrom, sapato marrom; terno cinza, sapato cinza. Prático e fácil!

Já as meias, devido a imensa variação de opções, tais como as coloridas, listradas e estampadas, somente estão liberadas em ambientes informais. Do contrário, continue optando pelo clássico preto, marrom e azul, sempre combinadas às cores do terno. E em hipótese alguma utilize meias brancas, ao não ser que você seja médico 🙂

Se ainda possuir dúvidas em relação à escolha do terno, tente ir até uma loja especializada no ramo, pois a maior parte dos vendedores são especialistas no assunto e irão te ajudar a encontrar o modelo que irá melhor se adequar ao seu corpo, orçamento e estilo.

Espero que tenham gostado das dicas!

The post Terno: o que você precisa saber antes de comprar o seu appeared first on Cotidiano Masculino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário