30/12/2016

Prêmio Brazinho 2016: uma retrospectiva dos melhores e piores desse ano


Caio Braz – Marina Ribeiro
30 de dez de 2016 12:42

Foi um ano do cão e a gente tá como? Até com medo de cantar vitória antes dele acabar. Enquanto esses últimos diazinhos de 2016 não se vão, vamos fazer aquela retrospectiva marota e tentar pensar em coisas boas né, mores, porque a gente concorda que não foi fácil pra ninguém e não precisamos incentivar o up na dose de Rivotril.

DESFILE DO ANO: LAB A LAB inegavelmente fez o desfile mais impactante das semanas de moda brasileiras em 2016. Na sua estreia no SPFW, a nova marca de Emicida e Fióti trouxe para a passarela uma militância dona de seu lugar de fala, modelxs negrxs e gordxs e a representatividade de quem realmente representa o que diz, num cenário de moda às vezes tão caduco. Representaram e cutucaram a ferida, issaê!

ESTÉTICA DO ANO: GAROTOS RUSSOS Falando sério; a estética que dominou os editoriais e as referências de moda foi essa "garotos russos", capitaneada pelo Gosha Rubchinskiy, claro. Cabeça totalmente raspada ou quase, short fringe e um streetwear com cara de vintage e fresh ao mesmo tempo são as grandes sacadas dessa tendência, que se inspira nos jovens russos pós-soviéticos e mescla decadência e modernidade, austeridade e globalização.

PESSOA DO ANO: LINIKER Ele, ela, ili: Liniker! Quem não cantarolou "a gente fica mordido, não fica…" em 2016? Um dos principais nomes da nova música brasileira, a cantora entregou um trabalho de peso e trouxe junto sua militância em torno das questões de gênero, que foram muito debatidas inclusive no universo fashion — Liniker é ótimo em usar a moda e sua estética como expressão de quem é, sem divisões de gênero para saias ou calças, barba ou batom. E Liniker aboliu o gênero de sua vida. É A Liniker, O Liniker, apenas Liniker. Não tem fórmula! Palmas.

BANDA DO ANO: BAIANASYSTEM Com certeza um dos grandes presentes sonoros de 2016! Banda baiana que mistura um monte de referências sonoras da Bahia, africanas, eletrônicas, num resultado único e daqueles que te faz querer dançar e dançar e dançar… Sério, já bote na playlist da virada. Eles arrastam a massa mermo, é massa demais!

GRANDE MOMENTO DO JORNALISMO: GLÓRIA MARIA NA JAMAICA Jamais esqueceremos os vídeos e memes de Glória Maria chapada? JAMAIS! Porém devemos salientar que Glória foi à Jamaica para visitar uma comunidade Rastafári radical, a mais fechada de todas, que considera viver num território independente e possui suas próprias regras de convivência, seguindo os preceitos da busca por bênçãos e amor. A ganja, claro, é amplamente consumida, e Glória não podia fazer a desfeita de não participar do ritual. Foi um maravilhoso samba na cara dos caretas, numa reportagem justa, cabeça aberta… Olhe, Glória arrazasse!

PRÊMIO EMPREENDEDORISMO: MALHA A Malha fica no Rio de Janeiro e é uma baita iniciativa que conecta criadores, empreendedores, produtores, fornecedores e consumidores em torno da ideia de construção de uma moda mais sustentável, tudo isso suportado por um mega espaço em São Cristovão. Ali o funcionamento é independente, colaborativo, a favor da troca… Na Malha existem coworking, cosewing, escola, laboratório de experimentação, lojas; enfim, toda uma comunidade ressignificando a indústria e mostrando que é muito possível fazer moda do bem e atenta ao rastro que deixa. A iniciativa é do André Carvalhal e merece todo o reconhecimento. Por sinal, já visitou o lugar? Vale muito!

FESTA DO ANO: CARNAVAL Contrariando Los Hermanos, o carnaval não teve fim em 2016. Bem do jeito que a gente gosta, foram longos meses de rua, 0800, suor, cerveja, catu, zero carão e ocupação de zonas da cidade muitas vezes por nós esquecidas no dia a dia. O Rio de Janeiro parece ter um tambor mágico que alguém toca numa praça qualquer da cidade e, quando você vê, tem cem pessoas e um bloco formado parando a avenida, alguém já distribuiu a purpurina, os ambulantes chegaram com a breja gelada e o Gregório Duvivier também já apareceu no meio da multidão.

DRINK DO ANO: APEROL SPRITZ x CATUABA Só com muitos drinks pra aguentar a barra que foi viver esse 2016. Quando estávamos numa energia mais Patrícia, era de Aperol Spritz que as nossas almas feridas se banhavam! Agora, quando a pegada era mais rueira, curávamos as dores com a danada da Catuaba. Cheers, migos, e que venha 2017!

COMIDA DO ANO: BLEH Orgânica, sem glúten, sem lactose, sem açúcar… Sem gosto! kkk Brincadeiras à parte, nunca ficamos tão bitolados com os ingredientes das nossas refeições e com a ideia de ser "fitness", que já provou não ser a solução da vida. Esperamos que nesse Natal todos tenham se permitido comer com prazer e sem contar calorias, até porque o verão já chegou e pra ir à praia é só ter um corpo e tacar uma roupa de banho nele!

CLOSE ERRADO DO ANO: DONALD TRUMP Estados Unidos: melhorem. Donald Trump foi eleito o 45º presidente do país, contrariando as previsões (tanto as de pesquisas quanto as mais otimistas) e a gente fica aqui esperando para descobrir o que nos aguarda num futuro próximo com Trump no poder. Certamente boa coisa não é; é só olhar aquele bronzeado fake alaranjado pra já ter noção da desgraça. Socorro!

CANAL DE YOUTUBE DO ANO Claro que o da Gretchen ensinando a fazer bolo de carne moída! Ou nos mostrando suas lingeries! Ou simplesmente trazendo um vídeo de bom dia pra fazer a sua semana mais feliz. "Oi povooo, povo, tudubeim?". Amamos.

Mas tem também o canal da VICE, que tem uma verdadeira SURRA de conteúdos originais, inusitados, bem loucos e que vão de pura diversão a reportagens seríssimas sobre um mundo de assuntos; de drogas a arte, de esportes a política, de psicodelia a sexo. Vai lá que é close certo, manas.

FELIZ 2017!

Nenhum comentário:

Postar um comentário