28/05/2015

Homens com roupa vermelha transmitem imagem de dominância, segundo pesquisa.


via Byline

Homens com roupa vermelha transmitem imagem de dominância, segundo estudo

Uma pesquisa publicada na revista científica Biology Letters, analisou os efeitos que a cor da roupa tem sobre a percepção da personalidade de uma pessoa.

100 voluntários (50 homens e 50 mulheres) foram convidados a opinar sobre fotos de homens usando camisetas cinzas, azuis e vermelhas. As fotos eram as mesmas, apenas a cor da blusa que era alterada digitalmente.

Após ver as imagens, os participantes tinham de classificar o estado emocional do homem de cada foto. Na imagem em que as roupas eram vermelhas, os termos mais citados, tanto por homens quanto mulheres, foram "raivoso" e "assustador". Já na hora de qualificar o estado emocional dos homens de azul ou cinza, os termos usados pelos voluntários foram "feliz" ou "neutro".

No quesito agressividade, não houve houve diferença de percepção entre o homem que usava azul e cinza – nem entre homens, nem entre mulheres.

Porém, na hora de classificar o grau de "dominação" que o modelo da foto passava, os homens achavam que os que usavam vermelho eram mais dominantes que os vestiam azul ou cinza.

Para as mulheres, a cor da camiseta não fez tanta diferença.

A antropóloga Diana Wiedemann, co-responsável pelo estudo, disse que as diferenças entre os participantes masculinos e femininos podem ser um exemplo de como as percepções são moldadas socialmente.

Fonte: BBC.




Nenhum comentário:

Postar um comentário