26/08/2014

Qual número você calça? Tem certeza?


via Byline

Um jeito fácil de descobrir e as diferenças entre numeração em diferentes países

por Gregory Martins

Qal o tamanho certo do seu sapato

Foto via Anchordivision.com

Você provavelmente tem um ou mais sapatos com tamanhos diferentes e já passou pela situação de gostar de algum, mas na hora de experimentar descobrir que o "seu número", na verdade, não é tão "seu" assim. Infelizmente há diferença entre as formas de cada marca e, embora haja um certo "padrão", não são todas que o seguem. Isso dificulta muito para o consumidor e não faz sentido para nós, aqui deste lado da cadeia, que esse tipo de inconveniente ainda exista. Eu, por exemplo, calço 39, mas tenho sapatos 38, 39, 40 e 41, isso excluindo da lista os tênis. E não apenas entre marcas, também há diferenças de tamanho entre alguns países. Ou seja, no fim das contas é muito número para lembrar, mas a gente dá uma forcinha.

De onde surgiu a numeração dos sapatos?

A primeira referência de um padrão numérico para a confecção de sapatos data de 1688 quando diversos sapateiros ingleses chegaram a um acordo. Essa medida padrão foi modificada um século depois de um quarto de polegada para um terço de polegada, o equivalente a 0,846cm ou, para a época, um grão de cevada. Logo, cada um terço de polegada (ou um grão de cevada) equivale a um ponto na numeração. Simples, certo? Então as pessoas começaram a complicar.

Qual a diferença entre as medidas nos Estados Unidos, Brasil, Inglaterra, Japão e parte da Europa?

Na Inglaterra os pontos começam a contar do zero a partir de 4 polegadas antes do calcanhar. Nos Estados Unidos é bem parecido, exceto pela diferença de que lá a contagem começa no 1. Ou seja, nos Estados Unidos o sapato é sempre um ponto maior do que na Inglaterra. Já no Japão, 1 ponto equivale a 1 centímetro. Sim, é isso, sem pegadinha porque alguém tem que facilitar, né? Já em grande parte da Europa a numeração se baseia em uma medida diferente, exatos dois terços de centímetro (0,66cm), que foi se espalhando pelo Velho Continente durante o século 19, o chamado ponto parisiense. A medida por lá começa no calcanhar a contar do zero em diante. Por fim, no Brasil seguimos o mesmo padrão europeu, mas por uma questão anatômica – temos pés mais largos que a média – a nossa contagem começa no -2. Ou seja, para saber seu número de sapato na medida europeia é só somar 2.

Como saber qual a sua numeração correta?

Existe uma fórmula bem simples para que você descubra a sua numeração de sapato independente da forma. É só fazer o calculo:

X=(5xN + 28) / 4

X é a sua numeração correta, o resultado da conta. N é o tamanho do seu pé em centímetros. Então é só multiplicar o tamanho do seu pé por 5, somar 28 e dividir tudo por 4. É provável que dê um número quebrado e assim você vai por aproximação: Se dá 40,1 será confortável usar número 40, mas se der 40,7 é melhor experimentar um 41.

Nos Estados Unidos e na Inglaterra os sapatos são confeccionados por numeração cheia ou quebrada, ou seja, você encontra sapatos 7 e também 7.5, e isso facilita (e muito!) para que ele caiba perfeitamente no seu pé. Usar o número correto de sapato, nem apertado, nem folgado, é essencial para fugir de dores na coluna, pernas e pé, além de evitar possíveis acidentes.

Blogueiro de moda masculina Gregory Martins



Nenhum comentário:

Postar um comentário