22/07/2014

A moda cartoon nos desfiles masculinos ao redor do mundo


via Byline

Uma viagem nas coleções lúdicas das últimas temporadas para os homens

por Gregory Martins

Moda Cartoon masculina

Jeremy Scott - Divulgação

Estampas estão por toda parte e na última semana até sugeri combinações entre marcas e artistas que deveriam trabalhar juntos. Temporadas atrás as estampas de frutas encheram as passarelas femininas quando se notou o interesse do consumidor por algo extravagantemente assinado por uma marca. Agora é a vez dos desfiles masculinos aproveitarem a onda e se lançarem sobre um mesmo tema: Cartoons!

Jeremy Scott – é impossível não falar dele neste assunto – abriu os olhos de muita gente com suas peças que mesclam referências pop e lúdicas para os homens. No Brasil, seu nome ficou reconhecido após uma das coleções que fez em parceria com a Adidas inserindo asas de sneakers a relógios. Mas não apenas de um nome vivem as tendências! O inglês Bobby Abley também é uma grande referência quando o assunto é roupa masculina com cara de desenho animado. Abley já havia usado elementos que lembram a estética Disney em seus desfiles, mas foi para a temporada Primavera/Verão 2015 que ele enfiou o pé na jaca com uma coleção inteira evocando o clássico "A Pequena Sereia".

Moda Cartoon masculina

Bobby Abley Verão 15 e Inverno 14 - DivulgaçãoModa Cartoon masculina

Kate Eary Inverno 14 - Divulgação

Em sua coleção masculina de Outono 2014, Katie Eary vestiu alguns de seus modelos com grandes cabeças do rato mais conhecido do mundo para exibir uma coleção baseada em fortes tons de vermelho, quase como um "lúdico que veio do inferno". Já em Paris, Thom Browne apresentou em seu recente desfile um desmembramento do cartoon, tendendo mais ao lúdico do que o desenho em si, evocando uma espécie de soldadinho de chumbo "de dentro para fora".

Moda Cartoon masculina

Thom Browne Verão 15 e Inverno 14 - Divulgação

Deixando por um momento o ocidente, durante a Shanghai Fashion Week do ano passado duas marcas se renderam ao tema, cada uma, é claro, à sua própria maneira. Sankuanz colocou de tudo na passarela, de camisas oversized mega estampadas à máscara bizarras passando por South Park e bolsas em forma de poodles em tamanho real. Já Yao II criou um desfile ultra colorido onde técnicas manuais criavam tricôs com diferentes padrões e formas humanas.

Moda Cartoon masculina

Sankuanz Inverno 14 - Divulgação

Moda Cartoon masculina

YAO II Inverno 14 - Divulgação

Moda Cartoon masculina

J.W. Anderson Verão 15 - Divulgação

Yao II não deixa de me remeter às camisetas/estandartes de J.W. Anderson em sua coleção Primavera/Verão 2015 apresentada em Londres. Suas composições não entram propriamente dito no universo dos cartoons, são muito mais como tapeçarias ou uma "paisagem vestível", mas dada sua pegada artística achei que valia a menção. Por fim, outro desfile que vale a nota é o recente da Dsquared2, que aconteceu em Milão, com uma coleção de verdes e rosas elétricos cheios de letras – algo meio Louis Vuitton anos atrás – e moletons estampadas com formas desenhas de gatos, seja a silhueta ou mesmo no estilo desenho animado. Até a Comme des Garçons entra na lista!

Moda Cartoon masculina

Dsquared2 Verão 15 - Divulgação

A moda masculina está de mãos dadas com referências do universo pop, o que não deixa de englobar elementos dos cartoons e, por vezes, traços bem lúdicos. É claro que ainda seria possível citar uma infinidade de outros desfiles, até mesmo aqueles que surgiram muito anteriores a esta onda, caso da brasileira Der Metropol que criou uma coleção inspirada no longa A Viagem de Chihiro para seu inverno 2011.

Pop. Six. Squish. Uh uh. Cicero. Lipsc…. Não! Digo, pop, lúdico, cartoon e moda masculina estão por aí, é só observar.

Blogueiro de moda masculina Gregory Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário