18/06/2014

Posso usar botas/coturnos?


via Byline

Muitos leitores estão me perguntando por aqui se qualquer homem pode usar botas/coturnos, com qual look fica melhor e qual tipo de bota valoriza cada biotipo. Então decidi fazer um post com dicas simples para mostrar o que pode e o que não pode na hora de usar botas, levando em consideração o tipo físico de cada um.

Porém, acima de tudo, qualquer homem pode sim apostar em botas tanto no inverno como no verão (desde que o dia não esteja tão quente), a diferença é o modo no qual cada um pode apostar e ter cuidado para não cometer alguns erros que comprometem o visual inteiro. Veja algumas dicas abaixo:

Botas Moda Homem (1)

Primeiro de tudo vamos falar das calças que acompanham as botas (você pode usar com bermuda também, mas aí não tem segredo). Eu sempre indico uma calça ajustada na barra para não ficar empapuçada por cima da bota, porém tudo tem limite e não recomendo calças muuuuito justas como nos looks acima (no caso são calças apertadas e não ajustadas). Fica feio tanto em homens magros como em homens mais cheinhos, a intenção é que a barra acompanhe as linhas da sua perna e não deixem um volume enorme no cano da bota como as imagens abaixo:

Botas Moda Homem (3)

Tome muito cuidado com isso, dá um ar muito "largado" e quebra a produção inteira, fora que não valoriza o biotipo de ninguém e se você é baixinho vai ficar com a silhueta ainda mais curta ao invés de alongar as pernas e o look. Se quer colocar a barra da calça por dentro do cano escolha uma calça skinny (mas não grudada) ou então você pode dobrar a barra, só cuidado para a dobra não ficar muito grande e grossa.

Botas Moda Homem (2)

Aqui temos dois looks onde os homens dobraram a barra da calça. As duas barras estão grossas demais, o que diminui visualmente a silhueta dos dois rapazes. No look 01 o casaco ajudou ainda mais a diminuir o moço (mesmo ele não sendo baixinho), o look 02 também achatou demais o look, ainda mais com as sobreposições de cores e peças que deixou o visual ainda mais pesado.

Botas Moda Homem (4)

Esses são dois looks ideias para qualquer tipo físico, as calças estão caindo certinho sobre a bota, nada muito justo nem muito solto e o calçado fica valorizado de qualquer forma. Se quiser usar a barra da calça por cima do cano da bota esse é o jeito ideal!

Botas Moda Homem (6)

Já esses looks são combinações corretas para quem quer usar a calça por dentro da bota, não fica empapuçada e não pesa demais na altura do tornozelo!

Botas Moda Homem (7)

Quer dobrar a barra? Siga os exemplos acima e de preferência para casacos mais curtos e abertos, jaquetas são bem-vindas e aquecem o visual sem perigo de achatar a silhueta. Essas combinações dão certo para qualquer tipo físico, apenas os baixinhos e mais gordinhos devem evitar a sobreposição de mais de duas peças (camiseta, camisa e jaqueta por exemplo).

Botas Moda Homem (5)

Aqui estão dois exemplos de looks que "pesaram" demais, ainda mais pelos dois garotos serem magros. A bota já é uma peça com personalidade mais forte e você deve tomar cuidado para equilibrar o modelo com o seu biotipo. Ou seja, os magros devem evitar usar botas ou coturnos com o solado mais pesado ou com personalidade mais agressiva, irão parecer um astronauta usando. O look 02, por exemplo, ficaria ótimo se fosse uma bota mais leve, com o solado mais fino e não tão pesado.

Já o look 01 pesou muito na parte de cima: casaco grosso com botões largos e cachecol por cima, já que está usando uma bota com fivela e tudo mais o ideal seria pelo menos um casaco ou jaqueta mais leve e sem o cachecol de lã, que deixou a combinação ainda mais carregada.

Biotipos e looks com botas:

- Gordinhos: escolham modelos de botas mais carregados para acompanhar o corpo, assim fica tudo harmônico e balanceado no look. Evitem sobreposições de várias peças ou casacos e calças muito carregadas (bolsos, zíperes, aplicações etc);

- Baixinhos: coloquem a barra por fora do cano da bota, uma calça alinhada como as da foto 04! Isso alonga mais a silhueta, ainda mais se você escolher uma calça com tonalidade parecida com a da boa/coturno. Evitem casacos longos e quanto menos contraste de cor usar melhor.

- Magros: evitem modelos carregados e pesados (como coturnos de solado tratorado, detalhes de fivelas pesadas etc), escolha o modelo de bota mais social ou com um solado mais alinhado para deixar o look seguindo o padrão do seu corpo, que é mais slim. Evite também peças muito largas e soltas na parte de cima, tudo mais alinhado no corpo dá uma sensação mais confortável e visualmente correta;

- Altos: podem apostar em cobrar a barra da calça logo acima do cano da bota, isso quebra um pouco sua altura mas não te deixa mais baixo, apenas não alonga ainda mais sua silhueta. Contraste de cores cai muito bem como uma lavagem de jeans mais clara e uma bota preta, também aposte em casacos longos abertos.

Espero ter ajudado vocês pessoal, se tiverem alguma dúvida é só comentar abaixo que eu respondo. Lembrando que vocês podem encontrar diversos modelos de botas masculinas na Passarela.com (as da Metropolitan sempre são antenadas e por um preço muito bom).

Veja mais posts de botas masculinas nesses links abaixo:

Dica rápida: Calça, camiseta e bota
Os tipos de botas masculinas
Botas com solado esportivo
Looks para usar botas no verão
O estilo forte das botas worker
Dicas para cuidar da sua bota/coturno
Street Style: Homens de bota

Nenhum comentário:

Postar um comentário