19/02/2014

O mercado brasileiro das óticas online


via Byline

Campanha verão LIVO

Há algum tempo os óculos ganharam um status fashion que vai muito além de sua funcionalidade de corrigir alguma imperfeição visual ou a simples proteção solar, e eu que sempre precisei usar óculos (porém não usava/uso porque minha miopia + astigmatismo não é lá grande coisa) me motivei a procurar um modelo bacana e que não custasse os olhos da cara...

Ao iniciar a minha pesquisa pelo Facebook, consegui indicações de duas óticas online bacanas e inteligentes. A Lema21 e LIVO são bem famosas e tem um modelo equivalente para oferecer os óculos de grau e solares pela internet.

A motivação de ambas para entrar nesse mercado também é semelhante, ambas se incomodavam com o preço muito elevado cobrado pelas marcas já estabelecidas nesse ramo, que além de incluir o valor do design/produto/qualidade do material, ainda embutia o valor da grife, distribuição, lojas físicas etc... sem contar alguns outros intermediários que se colocam entre o fabricante e o consumidor final.

A LIVO desenha e fabrica os óculos no Brasil com matéria-prima italiana e fornece lentes de até 4 graus de forma gratuita, nos óculos solares as lentes são Zeiss.


Para enfrentar o desafio de vender óculos pela internet, elas se municiam de tecnologias e ações de relacionamento para aproximar os produtos de seus clientes. A Lema21 possui o "Espelho Virtual" que permite verificar como os óculos se encaixam no rosto, além de proporcionar o "Prove em Casa" em mais de 380 cidades do Brasil que o consumidor recebe um kit com 4 amostras de armações em sua casa para escolher o melhor modelo para o seu rosto. 

Na LIVO não temos muitas diferenças, no "Provador Virtual" o cliente pode experimentar o óculos e ver o resultado diretamente no computador, além disso o "LIVO vai até você" leva via bike os óculos que você quiser experimentar em sua casa em São Paulo, e para finalizar os mais conservadores contam com uma pop up store física na Oscar Freire, famosa rua paulistana.

Ambas recebem a receita scaneada para poder produzir os óculos corretamente seguindo todas as orientações de seus médicos.


Segundo as marcas, a aceitação do público tem sido muito boa, e as lojas tem se consolidado gradativamente no mercado e se tornando referencias nesse mercado de óticas online.

Com um preço bastante competitivo a LIVO oferece modelos excluivos diretamente para o consumidor através do site e qualquer óculos com o preço fixo de R$ 294,00.

Na Lema21, o consumidor pode comprar um óculos de grau completo, com lentes confeccionadas pelos grandes laboratórios do Brasil, com tratamento antirrisco e antirreflexo inclusos no preço único de R$ 267.

A Lema21 também tem uma proposta social "Compre 1 e doe 1", para cada óculos comprado, o valor de um óculos simples é revertido para pessoas com deficiência visual em parceria com a Associação LARAMARA de Assistência ao Deficiente Visual.


Depois de realizar toda essa pesquisa, estou bastante inclinado a experimentar esses novos serviços, já estou procurando os modelos mais bacanas para o meu rosto, na minha preferências os óculos com estilo tartaruga!

As informações foram gentilmente cedidas pelas marcas:
Lema21: www.lema21.com.br
LIVO: www.livo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário