Falar sobre a roupa para usar em casa pode render alguns tópicos interessantes. Embora a maioria pense que um calça de pijama velha e uma camiseta de brinde de aniversário do Supermercado Santa Joana sejam aceitáveis em termos práticos (e são, até certo ponto) a convivência com outros seres humanos e a própria autoestima nos dizem o contrário e provavelmente é por causa disso existe o loungewear masculino, mas o que diabos isso quer dizer?
O que é Loungewear Masculino
Loungewear masculino (ou feminino) é uma moda criada para ser usada em casa a maior parte do tempo, mas que não te impede de por o pé para fora para levar o cachorro passear, comprar algo na mercearia ou praticar um exercício no parque próximo.
Muita gente chama o loungewear de comfywear ou só comfy (confortável, em inglês) mas eu prefiro reservar esse rótulo (comfy) a looks casuais urbanos que usam peças aconchegantes, inclusive vou falar mais sobre isso em outro post.
Voltando ao loungewear, trata-se de algo levado tão a sério em outros países, sobretudo os europeus, que muitas grifes tem uma linha voltada para esse estilo ou diversas peças nessa pegada diluídas em suas linhas principais.
Principais características do loungewear masculino
Como o conceito de de loungewear é meio abstrato as características e peças que o compõem podem mudar de acordo com a cultura, clima, país ou mesmo região, mesmo assim dá para listar alguns pontos em comum.
Tecidos
O algodão é onipresente, mas pode receber reforço de fibras sintéticas que o deixam mais agradável ao toque e maleável, bom para o sofá ou para um exercício rápido na academia do prédio.
Outras fibras também são interessantes nesse cenário, como as usadas em roupas de academia ou as que trazem misturas orgânicas como o linho ou bambu. Elas podem ser usadas para deixar a roupa mais fresca, enquanto a lã aparece junto com a malha para aquecer nos dias frios.
Caimento
Antigamente o caimento conhecido como "comfort" era o mais popular, principalmente nos anos 90 quando tudo era folgado e relaxado, hoje você consegue uma calça de malha mais ajustada (não colada, pelamor!) ou uma camiseta sequinha que podem valorizar seu corpo e até dar uma disfarçada no que você não quer evidenciar.
As jaquetas tipo "tracking"as vezes são tão fashion que muitas acabam indo parar no seu repertório casual, aliás são elas que vão garantir sua caminhada ou seu exercício ao ar livre com estilo.
Principais peças do loungewear masculino
Pode parecer um assunto simples, mas a verdade é que o loungewear é bem abrangente, indo do pijama (apenas dentro de casa, por favor) ao agasalho esportivo, passando por peças que, com os toques certos, até podem fazer par com jeans ou uma camisa casual. Basicamente são peças confortáveis, práticas e simples com um certo grau de qualidade.
Podemos incluir no arsenal dessa categoria de roupas itens como:
calças de moletom;
sweaters de malha e tricô;
cardigans;
camisetas básicas de algodão pima (lembre-se: toque suave e conforto);
bermudas de moletom;
meias esportivas e meias grossas;
tênis performance com design discreto;
jaquetas esportivas;
sandálias tipo Havaianas;
shorts de algodão ou material sintético para prática de esportes;
camisas de flanela e malha;
roupões*;
toucas de lã;
cachecóis e echarpes;
pijamas de pima cotton ou algodão egípcio*;
sapatos tipo slip on.
* essas são para usar só dentro de casa. ; )
Algumas peças podem ser introduzidas dentro desse contexto sem serem exatamente loungewear, como camisas polo malha bem leve e macia e calça chino com tecido de baixa gramatura. Para ser bem franco, o nada te impede de fazer um mix entre essas peças da lista e outras que você gosta de usar.
Cores mais comuns
Aqui não tem muita enrolação, são cores neutras que raramente ganham uma pitada mais esportiva com detalhes de matizes mais fortes, então espere muito cinza mescla, cinza chumbo, marinho, branco, off-white, bege, cáqui, preto e, em alguns casos, marrom e verde escuro.
Por que vale a pena investir em loungewear?
Para quem trabalha em casa (home office) é uma boa maneira de ficar confortável sem aquele clima deprê de quem passa o dia com roupa esburacada, embora eu aconselhe a tentar se produzir mais, principalmente se for fazer aquele call em vídeo com o cliente ou chefe.
Se você não vive esse cotidiano ainda pode optar por esse tipo de roupa por, novamente, conforto e, claro, como eu disso no início, autoestima. Além disso é uma maneira mais respeitosa de se comportar com as pessoas que convivem com você e, com as peças certas, te deixa pronto para fazer alguma tarefa externa sem ter que vestir, necessariamente, jeans, camisa, sapatos, etc.
Também conta a favor que muito do que faz parte dessa categoria de roupa também se encaixa em outras ocasiões, como academia, passeio e até mesmo trabalho, o mesmo vale para um belo tricô ou cardigã. Uma camiseta gola V de pima cotton é uma bela peça que pode compor qualquer look casual, ou seja, o aproveitamento desses itens, com exceção de duas ou três deles, é bem alto.
Em breve darei dicas de onde encontrar roupas confortáveis que podem ser usadas em casa ou, com pequenos toques, em ocasiões casuais.
…….
Olha um outro exemplo de roupa confortável, mas estilosa:
Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
Nenhum comentário:
Postar um comentário