Como contratar um blogger para anunciar sua marca | que a internet já um bem comum, um commoity como água e energia elétrica, um direito humano pontuado pela ONU como bem comum nós já sabemos. Não só por isso, mas sua expansão atingiu as comunicações e o marketing de todas as empresas. Acompanhando esse momento as pessoas também alcançaram grandes audiências veiculando conteúdo relacionado a diversos assuntos: jogos, esportes, culinária, festas e moda entre outros. E quanto mais pessoas criando conteúdos, mas o público se divide, ou se pulveriza.
Indo noutra a corrente as pessoas comuns romperam a lógica da informação gerada apenas pela grande mídia e passaram a compartilhar suas histórias na internet e atrair atenção de muita gente, algo que as marcas poucas vezes conseguiram justamente por se comportarem como "marcas", institucionalizadas, engessadas.
Na era da informação RELACIONAMENTO DIGITAL é a chave do sucesso e veicular propaganda em mídias caras sem estratégia, apenas pelo status deixou de ser a única solução para valorizar marcas, produtos e serviços. Por isso as empresas precisam agilizar sua comunicação digital tendo os bloggers e criadores de conteúdo como ponte desse relacionamento, ou gerando um engajamento real com sua comunicação.
Eles são sucesso entre públicos bem específicos e tem para todo mundo: chatos e opinadores, felizinhos e motivadores, fashionistas, polêmicos, socialmente engajados… ser blogger é maravilhoso por que realmente se faz o que se gosta.
ESCOLHA A PLATAFORMA CORRETA
Qual a melhor rede social para sua interação acontecer, em vídeo, com fotos bem feitas? É melhor em textos e matérias? Onde seu público procura você: Instagram ou Pinterest?
APROVEITE PARA APRENDER
Chegar nas redes sociais e lidar com mídia é algo que requer abertura para aprender. Esteja sempre acompanhando o trabalho técnico mesmo de quem faz esse serviço para você. Peça informações de como faz, os motivos das coisas que publica. Se informe de tudo. Ah, e passe longe de cursos meia boca, é o que mais tem no mercado.
FAÇA 3 PERGUNTAS
UM: O blogueiro é profissional ou só uma vitrine? Ele publica fotos uma em cima da outra, de várias marcas, como se fosse um outdoor ambulante ou ele(a) entendem e pesquisam sobre o assunto do seu negócio? Quando pesquisa copia da internet ou dar uma opinião própria?
DOIS: Ele ou ela tem um plano editorial definido? Ou o blog fala de tudo ao mesmo tempo? Fala de moda e anuncia o preço da carne do mercadinho do bairro?
TRÊS: Qual o assunto principal que ele gera mais audiência? Sua marca se associa a esse assunto? Tem tuo haver?
FAÇA UM FILTRO QUANTO A POSTURA DE SEU INFLUENCIADOR
Na escolha do blogger considere a postura dele em relação ao assunto de seu interesse? É sobre moda? Então veja se o foco é moda sustentável e se por exemplo sua empresa participa dessa cena… não adianta querer ser o que não se é só pela audiência do blogueiro. E na internet todo mundo descobre as mentiras bem rapidinho.
OBSERVE A POSTURA PROFISSIONAL
Avalie bem a postura profissional de seu blogger: os valores cobrados por ele comparados com outros blogueiros, veja se ele lhe informa os dados de visitas do site, blog e redes sociais. Como o perfil da audiência dele se caracteriza: idades, localidade, gêneros.
FIQUE DE OLHO NOS SEGUIDORES
Também é legal ver na real como o público se relaciona com o conteúdo nas curtidas e comentários. Os leitores gostam? Os assuntos geram interesse e comentários?
AVALIE A CAPACIDADE DE DISSEMINAR O CONTEÚDO
Conheça nosso mídia Kit (clique aqui) para ver que estamos em todas as plataformas de redes sociais ligadas a moda, construindo audiência em diversas formas de conteúdo. E se pergunte se o blogueiro que você tem como seu influenciador é de fato influenciador ou se ele tá só colocando uma artesinha bonita de sua marca no meio das notícias.
PENSE PRIMEIRO EM VOCÊ
Seu produto ou serviço atende as necessidades do público que segue esse blogueiro ou blogueira? Se a resposta for NÂO, nem comece a fazer planos, pense primeiro em encontrar um público que seu produto atenda em necessidades e desejos.
Gostou das dicas? Entre em contato comigo para conversarmos e tirarmos dúvidas suas sobre o assunto: agende nosso meu email: rodolfo@boxfashion.com.br
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Imagens da matéria: Copyright: WAYHOME studio
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