O Upcycling é um termo que tem ganhado espaço na moda sustentável. Esta técnica consiste em transformar um objeto no final de sua vida útil em outro novo, sem desfazer suas características primárias. É o que faz a Rust Miner, loja virtual que a partir de sucata desenvolve acessórios com design e acabamento dignos de elogios (muitos).
Diversos objetos servem de matéria-prima para as peças, desde materiais garimpados entre sucatas de ferro velhos, oficinas e antiquários, até materiais industriais adquiridos em ferragens e lojas de matérias de construção.
A Rust Miner tem fascínio por pequenas peças (engrenagens, arruelas, porcas…), tecidos, fibras, borrachas e couros. Estes materiais, que um dia fizeram parte de alguma máquina ou que tiveram ou teriam uma outra função, se transformam na matéria bruta que dará origem aos acessórios.
Um ponto forte da marca é o estilo. Eles misturam steampunk (ficção científica que leva tecnologia de ponta para histórias do passado), medieval, industrial e analógico. As peças, apesar de bastante versáteis, tem nitidamente uma ligação, você vê claramente a identidade da marca em cada uma das peças. E o que é mais interessante nesta história toda é que os acessórios têm um ticket médio um pouco superior a R$ 40,00 (vale muito!).
Um outro projeto que a marca tem começado a fazer é o "Memorabilia", que significa "coisas memoráveis" em latim. É um lance muito bacana em que o cliente entrega aos designers um objeto pelo qual tenha muita estima e carinho e eles o transformam em um acessório que pode ser usado no dia a dia como um amuleto.
A Rust Miner, enfim, é uma marca de ideias simples, mas com design espetacular. Moda sustentável é isso, pessoal, a resposta está nos lugares mais óbvios.
Confira alguns dos modelos da Rust Miner:
Nenhum comentário:
Postar um comentário