05/08/2014

Rolex – A História


via Byline

No universo masculino, relógios são peças fundamentais para andar para cima e para baixo acompanhando esse lifestyle. Muito se fala em ter o primeiro grande relógio, para então, dar início a uma pequena coleção e assim ir se apaixonando cada vez mais que levar os pequenos e muito notáveis para "passear".

Rolex é uma marca sinônimo de perfeição, alta relojoaria, belo case de marketing e queira ou não, o modelo Submariner se tornou um dos relógios mais almejados assim que qualquer menino que aprecie essa arte, queira ao sair da universidade. Não é a toa que é o relógio mais copiado do mundo.
Mais legal do que ser desejado e copiado é saber a história por trás e claro, entender as chaves por que a marca chegou aonde está e as conquistas que ela teve para ser hoje, a marca considerada número 1 do mundo.

Lembro que li no livro "Marca" do grande Francesc Petit sobre a Rolex e a história por trás do termo "Oyster" que se não me engano, está presente em todos os modelos. O nome se da ao fato da caixa do relógio ser fechada como uma ostra, tornando um relógio a prova d'água e claro, impedindo de entrar impurezas e sujeira. Portanto em 1926, Hans Wilsdorf, criador da Rolex, apresenta Oyster, o primeiro relógio a prova d'água e sujeira. Genial, não?
E vem mais coisa por ai… em 1945, a marca é pioneira na criação de um relógio que mostrava data e indo além 1956 apresentando o primeiro relógio que mostrava data + dia da semana por inteiro. Em 53, é lançado o famoso Submariner, o primeiro relógio que aguentava a profundidade de 100m.
Assiste o vídeo aqui embaixo que tem mais um monte de coisa interessante sobre a marca.

Oyster Coussin - 1926

1953-Rolex-Submariner-Dial

Ou seja, é muito mais legal quando você fica sabendo a história de onde veio, o porque de certas evoluções e a valorização desses pequenos detalhes, que tiram o relógio da posição de status, o que para muitos é só isso que quer dizer, e vai além, mostrando história e até a relação com o dono, mesmo que a maioria das pessoas estão aí muito mais pelo status, do que pelo lifestyle.
Entenda mais sobre a peça e esses pequenos detalhes que vai fazer você enxergar esse pequenos e muitos notáveis de outra forma. É simplesmente genial e sim, apaixonante esse mundo da alta relojoaria. Lembram que falei aqui sobre a minha experiência com a Parmigiani Fleurier na Suíça?

Recentemente quando fotografei o boa gente Ara Vartanian que vocês viram aqui, bati muito papo com ele sobre sua paixão por motos, carros antigos, miniaturas perfeitas e claro, a coleção de relógios antigos. Entre um bate papo e outro e entre uma foto aqui e ali, ele parou tudo e foi até sua mesa pegar o livro, que deixo aqui como dica. O nome do livro já diz tudo… Vintage Rolex Sports Models que tem um dos Rolex Submariner mais especiais na capa… o chamado Double Red, que tem as duas linhas escritas em vermelho.. se liga no relógio e claro, na leitura!

image description

Referência para um bom bate papo.

Fotos: Reprodução

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário