13/02/2014

A moda masculina na imprensa

Aos poucos a moda masculina vai tomando conta também da imprensa. Bem legal a reportagem ;)

Tudo começou com os trajes reais em meados do século XVII, passando por bordados em cetim no século seguinte, pelos ternos no século XIX e pelas combinações das peças no último século até chegar aos dias de hoje, nos quais o homem tem à sua disposição diversos estilos diferentes para se vestir e, em sua maioria, se preocupam com a aparência que estão passando aos demais.
MídiaDevido a esse crescimento constante e para facilitar o entendimento de pessoas que ainda não estavam acostumadas a esse mundo, o blog Moda Para Homens foi criado. “A página surgiu em 2009, quando percebi que não existia um canal de moda masculina direcionado para esse público, que não era ligado em moda. Os outros canais de informação sobre o tema eram muito teóricos e não atingiam o público comum”, disse o editor do modaparahomens.com.br, Guilherme Cury.
A aposta se mostrou certeira. “O blog expandiu e virou um site, que hoje tem mais de 1,5 milhão de acessos por mês. Além de estar no Twitter e Instagram, com mais de 20 mil seguidores em ambos e 130 mil fãs no Facebook”, disse o editor.
PreconceitoApesar de tamanho interesse na moda masculina, os preconceitos quanto a esse assunto ainda existem. “Fora do Brasil a moda masculina é trabalhada de uma forma muito mais tranquila. A população brasileira gosta de iconizar tudo. Pelé é o astro do futebol, Herchcovitch é o cara da moda, tem também o cara da arquitetura, da gastronomia… São ícones que marcam a população tanto positivo quanto negativamente”. Cury foi além. “Um exemplo é a banda Restart, que começou a usar roupas coloridas. Caso alguma pessoa usasse uma calça colorida, era taxado como integrante da banda. Outro exemplo é o Neymar. As pessoas que usam o cabelo moicano hoje em dia são comparadas a ele. Essa iconização é um preconceito que atrapalha o desenvolvimento de tendências que chegam de fora e que, com isso, dificilmente se adaptam ao Brasil”, lamentou.
O jeito de olhar das pessoas evidencia que a moda masculina no país ainda tem um caminho a trilhar. “Como não me visto de forma parecida com a maioria dos meninos, que quase sempre estão com uma camisa pólo da Hollister e com um tênis Nike Shox, as pessoas olham de um jeito diferente. Não acho que seja um preconceito, mas a população brasileira ainda não está acostumada totalmente com a moda masculina”, explicou o estudante Kayto Zanith.
Tendências para os homensMesmo com esse preconceito ainda enraizado na sociedade brasileira, os homens estão cada vez mais preocupados com suas imagens. “A população masculina percebeu que a primeira impressão é a que fica. Não que a roupa diga quem as pessoas são, mas ela ajuda a causar uma boa impressão. Então para diferenciar-se dos demais, os homens estão passando a usar roupas e acessórios que são tendências”, explicou o editor.
Ainda segundo ele, a tendência para o inverno são as brincadeiras de cores em meio à sobriedade. Mesmo ressaltando que no Brasil ainda vai ser difícil quebrar o preconceito quanto às cores, ele afirmou que essa é a proposta da Europa e dos Estados Unidos e deu algumas dicas. “As jaquetas de couro, os blazers de lã e os trench coats, que significam ‘casacos de trincheira em português’, são ótimas opções. Em relação aos acessórios, os destaques ficam para as mochilas estilosas, bolsas masculinas e os gorros maiores”, apontou Cury.
As cores recomendadas para a estação mais fria do ano são burgundy, que se assemelha ao vinho; mostarda; preto; cinza; azul petróleo; e esmeralda, que foi eleita a cor de 2013 por uma empresa americana conhecida pelo seu sistema de cor, largamente utilizado na indústria gráfica.
 http://www.gazetadesaojoaodelrei.com.br/site/2013/06/moda-masculina-com-estilo-proprio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário