Hoje, o segmento de moda masculina, a indústria da moda e os jornalistas e editores que cobrem as nossas maiores semanas de moda, me chamam de "referência no assunto". Fico agradecido, lisonjeado e ao mesmo tempo me dou conta da responsabilidade de ser considerado para tal. E, para fazer jus ao que falam de mim, não faço mais do que a minha obrigação: corro atrás da informação e dos ensinamentos. Para que fiquemos por dentro de tudo sobre o terno executivo, venho dissecando vários aspectos do traje, desde o dia 09, aqui nesta coluna, Neste post homenageio meus mestres, indico seus livros e dou referências. O exemplar abaixo é difícil de encontrar, mas não impossivel.
A pergunta e resposta abaixo foi inspiradas no livro "Manual da Elegância", escrito por Fernando de Barros (1915 / 2002) e publicado pela Editora Caras, no ano de seu falecimento. Fernando de Barros, era considerado o maior especialista em moda masculina, no Brasil, em seu tempo. Dei uma atualizada para nossos dias
PERGUNTA E RESPOSTA DO LIVRO CITADO ACIMA :: O padrão risca-de-giz foi o último que analisamos Veja o que o Fernando de Barros recomenda para aqueles que andam desmembrando o terno
1 – Um paletó risca-de-giz, vai bem com calças lisas?
Essa combinação não é muito aconselhável. O paletó com padrão risca-de-giz é um dos mais clássicos da moda e também um dos menos maleáveis para ser combinado com calças em outros tecidos.
Já no seu outro livro "O Homem Casual – a roupa do novo século" (foto abaixo), publicado em 1998, pela editora Mandarim SP, o mesmo autor disseca o guarda-roupa casual, que dispensa o terno, em tempos de semana casual, depois do Casual Friday, ou Sexta Casual. Este é mais fácil de ser encontrado. Recomendo para os que desejam conhecer mais sobre a montagem de um guarda-roupa de trabalho, para quem, obrigatoriamente, não usa terno, mas vale combinar blazers com gravatas.
Fernando de Barros dá dicas sobre a variedade de gravatas :
"A estampa das gravatas renova a clássica roupa social, sempre com o mesmo visual. Elas mudam continuamente e ainda tem papel fundamental quando se trata de dar personalidade a quem as usa" (F B)
O livro "Estilo no trabalho" de autoria de Julio Rego e Heloisa Marra, dá dicas para variados tipos de profissionais tanto homens quanto mulheres.
No livro, Julio Rego disseca um closet básico para quem começa a trabalhar e precisa ampliar seu guarda-roupa. Vejam na ilustração de Felipe Jardim, os 3 tipos de terno: inglês, americano e italiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário