18/01/2014

7 faces do consumo de luxo


via Byline

Estudo da Bain & Co revelado em Milão desenha os perfis dos consumidores de luxo

por Gregory Martins

7 faces do consumo de luxo

A Bain & Co., líder em consultoria de negócios em âmbito global, revelou em Milão seu mais recente estudo sobre o mercado de luxo. Entre suas descobertas foram indicados 7 diferentes perfis do consumidor deste mercado e seu envolvimento com as marcas.

Em seu relatório, a empresa indicou que a China ultrapassou a França no ranking de países a sustentar o mercado de alto padrão, ficando atrás apenas de Estados Unidos, Japão e Itália.

Os 7 perfis desenham as facetas do consumidor envolvido no mercado de luxo e seu comportamento geral relativo a suas compras pessoais. A média de consumo com destino a presentear alguém é de 40% das compras, com algumas exceções como a China onde os produtos destinados a este fim é de cerca de 50%. O estudo também revelou que o mercado é dominado pela geração de baby-boomer (nascidos no período pós-2ª Guerra) somando 45% das compras totais. Mas também indica que a Geração Y é grande entusiasta do consumo de alto padrão. 

Os perfis

1 - Onívoros

25% do total de consumidores

São os novos consumidores do mercado de luxo, uma parcela bastante jovem e apaixonada pela experiência da compra. Têm como foco a aquisição de relógios e jóias, em especial durante viagens, oque, por consequência, não leva em conta a fidelidade pelas marcas, mas sim por novidades disponíveis.

2 - Opinativos

20% do total de consumidores

São consumidores predominantemente vindos da Geração X e Y que investe em artigos de couro e relógios. Eles conhecem as marcas e sabem as diferenças fundamentais entre uma e outra. São altamente influenciados por informações online.

5 - Conservadores

16% do total de consumidores

Consumidores maduros e tradicionais que se concentram na aquisição de jóias e relógios de grandes marcas. Seus principais influenciadores são amigos e familiares.

4 - Investidores

13% do total de consumidores

É um público interessado em qualidade e durabilidade, como produtos que podem ser passados de geração em geração. Tem consumo mais direcionado e objetivo e se influencia através de outros consumidores.

5 - Hedonistas

12% do total de consumidores

Uma parcela de consumidores que, como o próprio nome sugere, dá grande valor a experiência completa de compra. São influenciados pela publicidade e grandes apreciadores da logomania. Suas compras são, em maioria, acessórios e é o único grupo da pesquisa presente em todos os países e faixas de idade.

6 - Desiludidos

9% do total de consumidores

Um público fatigado pelo consumo de luxo predominantemente vindo da geração de baby-boomers. Eles são, na verdade, em sua maioria mulheres que sempre que possível realizam suas compras de alto padrão pela internet, em especial artigos de couro e beleza.

7 - Wannabe

5% do total de consumidores

Outro grupo onde as mulheres são maioria e os maiores investimentos são feitos em sapatos e artigos de beleza. Mas não necessariamente todas as peças serão de grandes marcas, um hi-low impregnado em sua forma de consumir. E possuem pouca fidelidade em relação às marcas.

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