28/02/2017

Manual para fashion bloggers: tipos de blogs de moda


Desfilei! – Erick Correia
28 de fev de 2017 14:38

Manual para fashion bloggers: tipos de blogs de moda

Primeiro tópico do nosso "Manual para fashion bloggers", quero começar explicando uma coisa que parece óbvio, mas não é. Nem todo blog de moda é a mesma coisa e eu preciso citar os tipos de blogs de moda para ficar bem claro. Mas pra isso a gente tem que voltar lá atrás, quando os blogs começaram. Senta que o post é grande!

Os blogs surgiram no intuito de funcionarem como um diário. E isso foi assim por um bom tempo. Com essa linguagem mais pessoal, os primeiros blogs de moda que surgiram lá fora, começaram com os blogueiros e blogueiras postando aquilo que chamamos hoje de "look do dia". Uma forma de compartilhar as suas escolhas de moda com quem acompanhava, mas, ainda assim, como se fosse um diário. 

As coisas foram evoluindo até se tornarem o que é hoje: blogs que deixaram de se tornar apenas um diário para se tornarem grandes veículos de comunicação, mas que ainda carrega aquela pessoalidade de anos atrás. Porém, mesmo que hoje os blogs tenham se tornados grandes e geralmente muito variados, ainda há sub-categorias dentro da blogosfera fashion e que são chamadas de "nichos". 


Style blogs


Os style blogs, ou blogs de estilo, são os que ainda seguem na mesma ideia dos primeiros blogs: compartilhar as escolhas de moda com os leitores. Ou seja, os looks do dia são o carro-chefe do blog. Neles, as blogueiras os blogueiros compartilham seus looks, dizendo o porquê fizeram as escolhas do dia, onde compraram, onde estavam. Bem no estilo diário que já comentei.


Dois exemplos de blogs brasileiros que seguem a ideia de Style Blog são os blogs Gizele Oliveira e o Fashion Coolture. Já em termos de blogs gringos, tem o Bryanboy, que foi um dos pioneiros dos blogs de estilo do mundo. 

Fashion blogs


Apesar de parecer a mesma coisa, posso garantir: moda e estilo não são a mesma coisa. E em quesito blogs, isso também segue a ideia. Enquanto os blogs de estilo tem a função diário, como já disse, os blogs de moda comentam todos os acontecimentos de moda. Lançamentos de novas coleções, desfiles, achados, reviews de produtos de moda ou beleza, etc. 

Esses blogs são os mais mistos e, sim, também podem compartilhar os famosos looks do dia. Em exemplos: o maior blog de moda do país, Garotas Estúpidas, é uma referência quando o assunto é "fashion blog" e também o Fashionismo, que segue a linha "fashion blog". Em proporções gringas, o melhor exemplo é o The Blonde Salad, da maior blogueira de moda do mundo, Chiara Ferragni.

Beauty blogs


Os beauty blogs também estão na lista pelo fato de que a indústria da beleza anda de mãos dadas com a indústria da moda. Os beauty blogs, assim como o style blogs, surgiram com o intuito de compartilhar os achados de beleza e as makes feitas pelas blogueiras ou blogueiros. Resenhas de produtos, unhas da semana, tutorial da maquiagem são um dos tópicos abordados por esses blogs.

Em exemplos podemos citar o Dia de Beauté, da Vic Ceridono. É um blog muito específico no assunto e lá ela posta tudo sobre o mundo da beleza, como foco maior em maquiagem. Outros nichos que cresceram muito nos últimos anos foram os curly blogs, ou seja, os blogs que são específicos para os cabelos crespos e cacheados e que também estão na categoria de "beauty blogs".

Lifestyle blogs



Para a última sub-categoria, temos os blogs de estilo de vida. Pra ser claro: a maioria dos blogs de moda imprimem o lifestyle dos ou das bloggers, mas há blogs que são muito mais focados nisso. Um bom exemplo de blog de lifestyle é o blog das irmãs Alcântara, o Tudo Orna. Lá elas compartilham a vida delas, o jeito que elas vivem e a filosofia de consumo que elas acreditam. 

Concluindo


No final, a maioria dos blogs possui um pouquinho de cada categoria, mas é importante lembrar que, sim, existem blogs que seguem apenas um nicho e essa especificidade pode ser bastante importante, pois funciona como o DNA do blog.

Agora me digam: qual tipo de blog de moda são os de vocês? <3 Não se esqueçam que agora são 2 posts por semana, visto que teve gente que achou a ideia melhor. Então, quinta feira tem mais um post da série. Até mais, migues!

Nenhum comentário:

Postar um comentário