31/12/2016

Moda: souvenir jacket? Sukajan? Conheça essa peça cheia de história


Caio Braz – Marina Ribeiro
23 de dez de 2016 16:11

Sukajan. Se o nome te soa um pouco estranho, a estética dessa peça com certeza vai despertar em você algumas memórias. Clássico fashion, a jaqueta tipo bomber de motivos japoneses guarda muita história e começou pelas mãos de um soldado americano que, ao final da Segunda Guerra Mundial e enquanto ocupava a cidade de Yokosuka, teve a ideia de levar a sua bomber do uniforme a um alfaiate para bordá-la com temas do país como uma lembrança — é por isso que ela também é conhecida como souvenir jacket. Nem precisa dizer que a moda pegou, né? Muitos soldados quiseram uma sukajan para chamar de sua no retorno para casa e no próprio Japão a coisa fluiu, de forma que os costureiros começaram a fazer as jaquetas com sobras de seda de pára-quedas, dando à peça essa aparência brilhosa e colorida pela qual é conhecida até hoje.

No Japão dos anos 60, enquanto a tendência era se vestir de um jeito preppy e americanizado, aqueles que queriam ir contra a maré começaram a adotar a sukajan como uniforme, o que deu a ela má fama. A jaqueta era relacionada aos bad boys orientais, coisa de delinquentes, sendo eventualmente ligada à máfia japonesa, a Yakuza. Impressionante como uma simples peça de roupa pode carregar tanta história, não é mesmo? Inclusive vocês devem lembrar que, no filme "Drive", dirigido pelo Nicolas Winding Refn, o personagem de Ryan Gosling anda o tempo inteiro com a sua: uma sukajan rosa com um escorpião dourado bordado nas costas (que dizem fazer referência à fábula do escorpião e do sapo #culturapop #procuresaber kkk).

Nesse ano a souvenir jacket voltou com tudo (não que ela tenha alguma vez saído de moda, na verdade a peça virou mesmo uma tradição), sendo desfilada por muitas marcas, como Gucci, Louis Vuitton, Saint Laurent e Chloé, entre outras maisons. As celebrities também andaram por aí portando as suas, como Drake, Kendall Jenner, Harry Styles, Kanye West, Kate Moss… Tem até uma foto famosa do Mick Jagger novinho usando uma. E em junho a Topman postou no seu canal do Youtube um vídeo super inspiracional reverenciando a peça.

Pra usar não tem mistério. Como é uma peça de presença, ela cai super bem em looks básicos, perfeita pra dar aquele tchan no combo jeans + camiseta. Mas pra inspirar vocês, seguem mais fotos de looks com a sukajan! Ah, tudo bem que estamos no verão e, nesse momento, as temperaturas andam estourando termômetros por aí, mas já fica a dica de investimento legal que vale fazer especialmente durante uma viagem. Não esqueça de visitar os brechós bacanas do seu destino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário