31/12/2016

Como manter o clássico toque da gravata no verão?


Nó de Gravata – Eduardo Bieluczyk
26 de dez de 2016 10:43

Apesar de poucos homens terem como obrigatório o uso de terno como dress code no seu local de trabalho, muitos ainda querem estar alinhados, mas a chegada do verão traz também um problema: como estar bem vestido e ainda enfrentar as altas temperaturas?

Em geral, a maioria dos homens apenas adota a gravata em ocasiões especiais. Por exemplo, em reuniões, casamentos ou formaturas. Porém, o que muita gente não sabe é que dá para inserir a gravata com estilo também em looks casuais, ela é uma boa maneira de deixar a combinação mais elegante sem necessariamente te obrigar a usar o traje social completo.

No vestiário dos homens existem vários acessórios diferentes, no entanto, é difícil superestimar o papel de uma gravata. Ela é como o cartão de visita masculino, é capaz de enfatizar a imagem ou arruiná-la. Por isso, é muito importante escolher a cor certa, o tipo de tecido e, dessa forma, transformá-la não só no complemento da imagem, como também deixar o seu sabor: o charme.

Contudo, não é uma combinação fácil. Por isso, nós do Portal Nó de Gravata – para honrar nosso nome – separamos algumas dicas de como usar essa peça casualmente sem pecar no estilo:

Profissional básico

É praticamente o traje social sem o uso do paletó, uma associação que já ficou popular aqui no Brasil. Apesar de perder um tanto de elegância, já que o casaco é quase como a "cereja do bolo", continua demonstrando o ar profissional. A dica é manter o básico nos tons também, investir no clássico tom sobre tom, tais como o uso da gravata de cor marinho combinada com uma camiseta azul acinzentada clara. Se você quiser um toque a mais, use gravatas com micro estampas.

Casual Profissional

Em uma versão menos formal da opção anterior, esse visual tem o uso do jeans substituindo o lugar da alfaiataria. Uma boa maneira de utilizar esse look é compor ele com uma calça jeans de tom escuro, combinada com uma camisa clara ou branca e uma gravata xadrez, como por exemplo, as vichy, sem esquecer-se de um cinto, para dar um ar mais sofisticado mesmo que casual.

Não tão básico

Se o excesso de cores chapadas não lhe agrada, e você gosta de ousar com um visual mais jovem, essa é a solução perfeita. O uso de uma camiseta xadrez, combinada com uma gravata lisa ou em tecido mescla, é o ideal. Para não exagerar ou perder a harmonia, use associado a uma calça básica escura, assim evitando estar com informação demais.

Estampadas

As gravatas estampadas parecem ideais para o verão. Principalmente por combinarem fácil com as camisas em tons claros, que não esquentam tanto quanto as escuras, são a escolha perfeita. Porém, a cautela na escolha da estampa é fundamental, a dica é optar por opções como as liberty, florais e pequenas, de preferência com um fundo escuro.

Double jeans

Numa pegada mais descolada e, principalmente se o local lhe permitir um uso de dress code totalmente liberal, o uso completo do denim (camiseta e calça) é um ótimo recurso. As opções variam desde o uso discreto de tons marinhos ou cinzar, até os mais ousados em coloração alaranjada ou vermelha/vinho/carmim. Se, após o trabalho você for curtir um encontro ou uma balada, esse look completamente casual cairia bem em ambas as ocasiões.

Gravata borboleta

As simpáticas gravatas borboletas lhe permitem usar o look engravatado com maior liberdade e imaginação. Leve e sofisticada, ela pode ser a diferença do seu visual. Nos visuais mais retrô, combinar a gravata borboleta com suspensório ou colete de alfaiataria pode ser o segredo. Outro acessório que casa muito bem com a gravata borboleta é o lenço no bolso, com estampas iguais ou diferentes – sem abusar dos padrões grandes.

Totalmente casual

Para um homem moderno e que sabe se portar e gostam de se sentir a vontade, sem frescura, o uso de gravata consegue ser combinado até com tênis esporte ou sneackers. Nessa composição, a dica é usar camisas não tão longas, com final abaulado, casando os finais das laterais com a extremidade da gravata, sem aparentar que você estava usando a camisa por dentro da calça e apenas tirou, e sim que o look foi composto dessa forma.

Combinação de estampas

Ao fazer um mix de estampas, o principal é NÃO colocar dois padrões diferentes em jogo.  A ideia é brincar com as estampas, e não coloca-las para brigar. Opte por ter algo mais leve na camisa, como listras ou xadrez pequeno e um desenho mais complexo na gravata, como o paisley, e até divertido, como poá ou micro estampas náuticas, por exemplo.

Sem economia de cor

Se você é daqueles que gosta de impor seu gosto e sabe harmonizar o look com cores mais, diga-se de passagem, chamativas, apenas cuide-se para não ficar deslocado no ambiente. Tão importante quanto o traje, a escolha da cor é fundamental e deve ser adequado ao local. Em um uso totalmente atrevido, calça color coordenadas com camisa e gravata em tons contrastantes é uma boa pedida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário