31/12/2016

A moda masculina é chata e monótona


Desfilei! – Erick Correia
28 de dez de 2016 16:36


Eu nunca entendi o porquê  da moda masculina ser tão parada. Cortes simples, cores sóbrias, modelagens tradicionais. Nada novo sob o sol. Toda temporada sempre, sempre na mesmice.

A impressão que eu tenho é que os criadores de moda masculina acham que todo homem é básico. Pela lógica, homens não podem ter uma preferência de moda mais criativa e diversificada, como na moda feminina. Aceitem o básico que dói menos.

Eu realmente sinto um pouco de decepção em saber que o mundo da moda masculina poderia ser mais divertido e diverso, mas que não é assim porque as marcas não investem nisso. Nos colocam em calças retas, camisetas com estampas de surf e tênis tradicionais. E calma, eu sei que tem meninos que preferem ser básicos. Isso é normal. O que eu não acho normal é todos estarem aceitando esse visual repetitivo que as marcas insistem em nos oferecer. E quando tentam fazer algo "inovador", nos trazem míseras migalhas, achando que um punhado de cachorrinhos nas camisetas satisfazem a vontade por um guarda-roupa mais legal. Poucas são as marcas que investem nisso. Dá pra contar nos dedos.


Nem os blogueiros de moda masculina parecem querer mudar esse quadro. A ditação de regras e repreensão aos que fogem dos padrões chega a ser ridícula. Cheguei a ler de um blogueiro que denominava "estampas, vestidos e paetês" moda de "viada", reforçando o preconceito e colocando outros homens dentro de uma caixinha. 

Por isso não curto a moda masculina. Eu gosto da moda feminina. Cheia de estampas, brilhos e paetês mesmo. Gosto de cores, gosto de modelagens incríveis e cortes diferenciados. Amo a moda feminina porque tem pra todos os gostos (ou pelo menos pra maioria), e é assim que a moda masculina deveria ser.

Nessa altura do campeonato, onde a moda finalmente está sendo encarada como uma forma de expressão e liberdade, continuar limitando os homens ao básico é antiquaria e retrocesso. E tenho dito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário