27/01/2014

Entendendo a etiqueta da sua roupa!


via Byline

Boa noite pessoal!

Semana passada estava eu naquela loja pela qual tenho uma eterna paixão, mais conhecida como Zara, olhando as peças em liquidação então eis que acho uma bela camisa branca, de mangas longas e com o toque mais gostoso que já senti em um tecido... juro era macio de uma forma inexplicável. E como sou uma eterna curiosa nessa área têxtil logo fui procurando a etiqueta, e lá estavam duas informações importantes: o tecido era seda, e não podia ser lavado. 


Agora eu te pergunto: se você ver esta imagem acima na etiqueta de alguma roupa, sabe o que ela significa ou não faz ideia? Quando você vai lavar suas roupas costuma olhar a etiqueta com as instruções, ou simplesmente joga na máquina, ou dá para sua mãe resolver o problema? hahaha
O problema acontece quando não fazemos o procedimento correto, estragamos o tecido. Em malhas podem aparecer bolinhas, um tecido colorido pode ficar manchado e com a camisa de seda branca... Bom preferi não arriscar!

Então vamos as explicações! E que tal pegar duas peças de roupa diferentes, pra acompanhar e comparar? 

A primeira informação na etiqueta é referente a lavagem, e nela podemos ver se o produto pode ser lavado na máquina, à mão ou somente à seco, quando aparece o "não lavar". E na máquina a temperatura máxima, e se o processo deve ser mais delicado ou normal. 


O segundo ícone é referente ao processo de alvejamento, e fala qual tipo de produto é permitido usar como alvejante e também caso não seja recomendado alvejar. 



Em seguida temos informações sobre a secagem em tambor, ou seja, a centrifugação. Os pontinhos dentro referem-se temperatura da água, e peças mais delicadas provavelmente não poderão ser secadas no tambor. 



Depois vem a passadoria para ferros domésticos indicando principalmente, a temperatura máxima. Lembrando que nunca é recomendado passar o ferro por cima de algumas estampas ou aviamentos como lantejoulas. 



E por fim, a limpeza a seco. Com essas informações você não deve se preocupar muito, pois quem realmente deve cumpri-las são as lavanderias onde levamos nossas roupas. 



E já que estamos falando sobre etiqueta, acho que vale comentar as demais informações encontradas nela. Tudo isso deve ser feiro segundo um regulamento técnico de etiquetagem de produtos têxteis. 
O que deve aparecer na etiqueta (não necessariamente nessa ordem):
- Nome fantasia ou razão social do fabricante nacional ou importador 
- País de origem
- A composição de suas fibras em percentual e ordem decrescente
- O tratamento para sua conservação, ou seja, o que você acabou de ler lá em cima
- O tamanho 
- CNPJ do fabricante

Abaixo uma foto pra ilustrar!



Agora você não tem mais desculpas para estragar suas roupas hein! hehe

Beijão

Nenhum comentário:

Postar um comentário